segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Curiosidades

Por quê o motor à álcool funciona com gasolina e o motor à gasolina não funciona com álcool? Porque a taxa de compressão do motor a álcool é maior que a do motor a gasolina, e o poder calorífico da gasolina é maior que o do álcool, ocorrendo mais facilmente a explosão da mistura ar/gasolina na camara de combustão de um motor a álcool que em um motor a gasolina. Ao contrário, se colocarmos álcool em um motor à gasolina ele falha e o resultado é péssimo, ele precisará de alta compressão para retornar.

Colocar gasolina no motor a Álcool para esquentar mais rápido?
Até 15% não tem nenhum problema. Inclusive é a proporção que se convenciona ser a ideal. Nos EUA estão adotando a E85, cujo nome significa etanol 85%, e o resto de gasolina.

Qual o motor mais potente: à álcool, diesel ou gasolina?
Álcool>Gasolina>Diesel
Mas nada impede que um motor diesel seja mais potente que um
motor gasolina ou álcool, ou um motor goslina mais potente que um motor álcool.



TRICICLO COM MOTOR À ÁLCOOL


Motor a Álcool para Caminhões - Fiat/Iveco
Logo deverá entrar no mercado um caminhão movido apenas a álcool, ou etanol, como passou a ser chamado o combustível. A ideia é que o seu motor possa funcionar sem nenhuma mistura - seja com diesel ou gasolina - como já acontece com carros de passeio brasileiros. A empresa tem como 

público principal as usinas de cana que produzem etanol. Assim, poderão 
usar o seu próprio produto para abastecerem seus veículos
O novo motor deve ser lançado entre o final deste ano e começo de 2011 e 
poderá ser usado também em tratores e motobombas.

O uso do álcool hidratado em motores aeronáuticos:

O uso do álcool etílico hidratado carburante (AEHC), como substituto da gasolina, em motores automotivos, é uma realidade em nosso país e realmente consolidou o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), reconhecido internacionalmente. 
As conclusões a que se chega é que o uso de AEHC contribuirá significativamente para a redução dos custos operacionais dos motores aeronáuticos, uma vez que se reduzem os custos com combustível e manutenção; da mesma forma, se fará uso de um combustível menos poluente, isento de chumbo e disponível em toda a rede de postos de abastecimento do país e que, a menos da hidratação, é mais difícil de ser contaminado; possibilidade de operar a aviação geral (civil) com outro combustível que não exclusivamente a gasolina de aviação, como acontece atualmente.

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