Motor a álcool pré-vaporizado (MAPV) - É um tipo de motor a álcool onde o combustível etanol é vaporizadopor um dispositivo aquecedor denominado estequiômetro que aproveita o calor gerado pelo escapamento ou pelo sistema de arrefecimento (perda parcial ou total do calor/temperatura) do veículo. O combustível só é injetado nos cilindros do motor e queimado depois de ser totalmente vaporizado.
Vantagens
*Redução nas emissões de poluentes. *Redução no consumo.
*Aumento real de potência. *É produzido a partir da cana-de-açúcar, uma fonte renovável, ao contrário do petróleo, podendo ser obtido de muitos outros vegetais
*Quantidade de CO2 (dióxido de carbono, gás poluente que provoca o chamado 'efeito estufa') que o carro emite quando queima o álcool vai ser reabsorvida quando a planta cresce
*Em média, custa quase 50% menos que a gasolina
*Produz menor volume de gases poluentes em comparação com a gasolina
*Como não tem poder de solvente, prejudica menos a película de óleo lubrificante no interior dos cilindros
Desvantagens
*Exige ficar atento ao nível do reservatório de partida a frio.
*Tem maior poder corrosivo que a gasolina
*Pelo menor poder calorífico que a gasolina, gera um consumo maior
Sistemas
- Existem dois sistemas de pré-vaporização do etanol combustível:
- Vaporização pelo aproveitamento do calor gerado pelo escapamento do veículo desenvolvido pelo professor, cientista e um dos pioneiros do pró-álcool Romeu Corsini.
- Vaporização pelo uso do calor produzido pelo sistema de arrefecimento desenvolvido pelos engenheiros Arthur Carlos Zanetti e Marcos Serra Negra Camerini.
Existe a possibilidade de aproveitar a elevada temperatura do óleo lubrificante, dando maior pressão ao vapor de álcool, o que é vantajoso.
Desenvolvido no Brasil, este tipo de motor apresentou inicialmente algumas falhas, as quais foram corrigidas com o decorrer do tempo. Atualmente, os motores a álcool possuem ótimo desempenho, equipando todas as marcas e modelos das várias versões destinadas ao público consumidor. A construção e montagem de um motor a álcool, não difere da construção e montagem de um motor à gasolina, apresentando, entretanto, o motor a álcool algumas particularidades próprias, descritas a seguir.
*Os pistões são exclusivos para este tipo de motor. Eles têm superfície plana para aumentar a compressão.
*O tanque e as canalizações por onde o álcool passa recebem um tratamento químico especial contra a corrosão, ou então são feitos de plástico.
*O cabeçote é próprio. As câmaras de compressão têm menor tamanho, para permitir maior taxa de compressão.
*O carburador recebe tratamento especial contra a corrosão, e calibragens próprias.
*A bomba de combustível é especial( tem uma maior vazão ) podendo ser bem utilizada em motores à gasolina.
*Possui um dispositivo para dar a partida quando o motor está frio, injetando gasolina
* A taxa de compressão é maior.
* As velas de ignição são próprias, tipo quente.
* A bateria possui maior amperagem.
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